Archive for 2016-06-26
Processo de Autodepuração
O processo de autodepuração é a capacidade de lago ou lagoa restaurar suas características ambientais naturalmente, devido à decomposição de poluentes.com isso tudo tudo volta ao normal automaticamente.
Pego na Wikipédia acesso dia 30/06/2016
Pego na Wikipédia acesso dia 30/06/2016
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Posted by Jonh Victor.
Poluição Hídrica
A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta.
Visto em 30/06/2016 Site: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-hidrica.htm
| Mundo Educação |
7.O tipo mais comum de poluição de um corpo hídrico é causado por substâncias que são decompostas por organismos vivos que podem consumir o oxigênio dissolvido em suas águas (substâncias biodegradáveis). Por outro lado, existem substâncias que resistem à biodegradação, mantendo-se inalteradas ao longo do processo de autodepuração. Sofrem diluição, depositam-se e mantêm-se ativas nos lodos do fundo dos rios. O esgoto doméstico contribui significativamente na degradação de um corpo hídrico, como o rio Tietê, hoje considerado um esgoto a céu aberto na região da grande São Paulo. Pode-se então contribuir para amenizar o processo de degradação desse rio,
(A) despejando mais substâncias biodegradáveis no esgoto.
(B) esperando que a natureza se encarregue de limpar o rio.
(C) diminuindo o consumo de produtos como xampu e detergentes.
(D) despejando mais substâncias sintéticas no esgoto.
(E) esperando que o rio se recupere até a sua foz, por decantação.
Explicação:
Pergunta 8 ETEC (2007)
8. A morte de um rio pode ter várias causas como, por exemplo, os desmatamentos nas nascentes, o assoreamento de suas margens e lançamentos de esgotos e efluentes. Para evitá-la, muitos projetos para a preservação de suas nascentes têm sido desenvolvidos no Brasil. Dentro das concepções de desenvolvimento sustentável, esses projetos
(A) justificam-se, pois a devastação das matas nativas prejudica a capacidade de infiltração da água no solo, provocando erosões e assoreamentos.
(B) são fundamentais, pois a contaminação de uma nascente leva à contaminação de todo o rio.
(C) precisam obrigatoriamente ser documentados, pois as nascentes são patrimônio histórico e cultural da humanidade.
(D) não devem ocorrer, quando houver prejuízo financeiro para o país e seus empresários.
(E) podem impedir o desenvolvimento econômico e financeiro de uma região.
Explicação:Com a morte de vários e vários rios,foram criados muito projetos para a preservação dos rios pelo brasil e com isso esses projetos justificam-se por muitos motivos,um dos principais é o de que querem acabar com assoreamentos que prejudica muito os rios e a infiltração de água, e com isso pode causar erosões.
Assoreamento
O Assoreamento é causado pela mudança química que acontece em rios,o desmatamento,a alteração na disposição do solo e da rocha e com isso acontece o processos erosivos causados pelo homem e pela natureza e com isso a uma grande quantidade de entulho e detritos e com a falta de mata ciliares,vão parar no fundo de rios.
E com isso o assoreamento provoca uma pequena redução na água do rio e assim provoca uma confusão no fluxo do rio e alaga outras partes.


